Todos os nossos projectos são criados a partir de perspectivas teóricas que consideram o bebé\criança como seres activos nos seus processos de desenvolvimento, nascendo com uma pré-disposição para comunicar, para criar relações inter-subjectivas e sociais (estudos de Colwyn Trevarthen e Jerome Bruner).
Porque os espectáculos serão construídos para um público tão específico, toda a criação relacionará artistas e um psicólogo educacional. Juntos transformarão um texto/tema numa linguagem performática que incorpora todos os elementos-chave da performance dramática mas que sublinha importantes diferenças qualitativas, adaptadas ao olhar dos bebés:
Sempre que possível, todos os nossos projectos são fruto de um processo de investigação-acção junto do nosso público alvo, permitindo ao Biombo: Novos conhecimentos adquiridos a partir da interacção e experiência com as crianças (contribuindo para a exploração de novas ideias artísticas e também para a adequação do tipo de propostas performáticas à faixa etária em questão); aos bebés e crianças: Um conjunto diferenciado de actividades e experiências criativas na sala de aula, centradas sobre a vivência do momento, momentos de estimulação de capacidades criativas e imaginativas, a colocação das crianças no lugar de espectador.
Porque os espectáculos serão construídos para um público tão específico, toda a criação relacionará artistas e um psicólogo educacional. Juntos transformarão um texto/tema numa linguagem performática que incorpora todos os elementos-chave da performance dramática mas que sublinha importantes diferenças qualitativas, adaptadas ao olhar dos bebés:
- Dramaturgia: a performance será constituída por uma série de pequenos números que se vão alterando e transformando em novas cenas, seguindo um fio dramatúrgico.
- Trabalho do intérprete: Baseado na gestão do movimento, do gesto, da linguagem. O movimento físico será muitas vezes repetido e com grande clareza, limpo e dinâmico. O gesto será sempre acompanhado de uma intenção específica. É evitado o muito alto, o de repente ou o muito perto. A linguagem será vocalizada com palavras soltas ou frases curtas incorporadas numa acção, música ou som. Serão exploradas formas de entendimento não verbais quebrando estereótipos de comunicação.
- Música e som: São encarados, neste projecto, como um mediador comunicacional. As suas capacidades expressivas geram laços de comunicação, acompanham o movimento, as acções ou uma sequência de objectos em acção. Existirá um constante diálogo entre o intérprete e a música\som.
- A imagética visual: Espelha um espaço cénico que será uma instalação artística resultando num convite a quem participa e abraçará o público e os intérpretes num único ambiente, com o intuito de criar uma maior aproximação entre ambos. São também criados objectos-chave que prendam a atenção do público e que sirvam o propósito dramatúrgico.
- O papel do espectador: O bebé e o adulto ao presenciarem espectáculos multidisciplinares, poderão ser envolvidos em experiências sensoriais e interactivas. Estas novas experiências traduzem-se pelo papel activo do espectador que conclui a obra, quer em termos reflexivos (obra aberta), quer em termos de intervenção física.
Sempre que possível, todos os nossos projectos são fruto de um processo de investigação-acção junto do nosso público alvo, permitindo ao Biombo: Novos conhecimentos adquiridos a partir da interacção e experiência com as crianças (contribuindo para a exploração de novas ideias artísticas e também para a adequação do tipo de propostas performáticas à faixa etária em questão); aos bebés e crianças: Um conjunto diferenciado de actividades e experiências criativas na sala de aula, centradas sobre a vivência do momento, momentos de estimulação de capacidades criativas e imaginativas, a colocação das crianças no lugar de espectador.